A Caoa surpreendeu o público do Salão do Automóvel 2025, nesta quinta-feira (20), ao anunciar uma nova parceria que trará a marca chinesa Changan de volta ao mercado brasileiro sob o nome Caoa Changan. Embora não seja uma novata no país, a Changan já havia operado entre 2006 e 2016, focada em veículos comerciais leves, inicialmente como Chana Motors e, posteriormente, adotando o nome Changan antes de interromper suas atividades.
O retorno da montadora já era um assunto comentado, impulsionado pelo flagra de protótipos em testes, como o Uni-T camuflado avistado em Santos (SP). A nova empreitada, apesar de compartilhar o nome Caoa, atuará em conjunto com a Caoa Chery, dividindo espaço no pavilhão do Salão do Automóvel, porém com estandes distintos, separados pelo da Honda.
Os detalhes sobre os veículos iniciais ainda são escassos, mas dois modelos chamaram a atenção ao serem exibidos no evento: o Avatr 11 e o Avatr 12. O Avatr 11 se destaca como um SUV cupê urbano de luxo, enquanto o Avatr 12 surge como um sedã cupê com uma proposta mais esportiva, sem negligenciar o requinte.
Especificamente sobre o Avatr 11, a Changan divulgou que o modelo será equipado com um sistema de tração traseira que entrega 308 cv de potência, prometendo uma autonomia de até 730 km com uma única carga, seguindo o padrão de testes chinês.
A marca também confirmou a inclusão de diversos sistemas de assistência ao condutor, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.
A Caoa Changan ainda não revelou informações concretas sobre o cronograma de lançamento dos veículos, nem se a produção será nacional ou se os modelos serão importados.
É importante notar que, na China e em outros mercados, a Changan oferece uma gama variada de veículos, incluindo modelos a combustão, híbridos, elétricos e até mesmo movidos exclusivamente por bateria.
Além da parceria com a Changan, a Caoa mantém uma fábrica em Anápolis (GO), inaugurada em 2007. Essa unidade é responsável pela produção de modelos em colaboração com a Chery, como os SUVs das linhas Tiggo 5, 7 e 8.
O Salão do Automóvel de São Paulo, após um intervalo de sete anos, retorna ao Anhembi, na zona norte da capital, para a sua 31ª edição. O evento estará aberto ao público de 21 a 30 de novembro, com expectativa de receber mais de 700 mil visitantes. Uma das novidades desta edição é a Drive Experience, uma pista de testes com 14 mil m², onde os visitantes poderão experimentar modelos de diversas marcas.