Após sete anos de ausência, o Salão do Automóvel de São Paulo abriu suas portas no Anhembi, marcando sua 31ª edição. O evento, que se estenderá de 21 a 30 de novembro, espera receber um público de mais de 700 mil visitantes. Os dois primeiros dias foram dedicados à imprensa, que acompanhou de perto os lançamentos das montadoras.
A Renault apresentou o Koleos, um SUV de grande porte com propulsão híbrida, previsto para chegar ao mercado no primeiro semestre de 2026. Fruto de uma parceria com a chinesa Geely, o Koleos surge como resposta às novas opções chinesas que ganham espaço no Brasil. A colaboração entre as empresas também envolve um investimento significativo para modernizar a fábrica em São José dos Pinhais, visando a produção de veículos elétricos e híbridos.
A Geely anunciou a produção nacional do EX5, com início previsto para o primeiro semestre do próximo ano e vendas no segundo semestre de 2026. Antes da fabricação local, o modelo será importado. A marca também exibiu o EX5 EM-I, um híbrido plug-in, e o SUV EX2, modelo urbano conhecido pelo custo-benefício.
A Jaecoo revelou seus próximos lançamentos: os SUVs Jaecoo 5 e Jaecoo 8, ambos com chegada prevista para este mês de novembro. O Jaecoo 5, mais simples da linha, será oferecido com motorização híbrida tradicional, entregando cerca de 200 cv. O Jaecoo 8, maior e com capacidade para até sete ocupantes (versão para seis no Brasil), prioriza luxo e desempenho.
A GWM apresentou os luxuosos jipe Tank 700 e a perua Wey G9 Max. O Tank 700, com apelo off-road, exibe um design menos quadrado e mais esportivo. A Wey G9 Max, uma van executiva híbrida plug-in, destaca-se pela bateria de alta capacidade e itens de luxo como geladeira, controles elétricos nos assentos e TV retrátil.
A Honda ressuscitou o Prelude, um esportivo cupê que retorna após 24 anos de ausência. Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026, o Prelude, com um conjunto híbrido plug-in, terá inspiração no Civic Type-R. O WR-V, um SUV, também foi apresentado como um concorrente para outros modelos do mercado.
A Hyundai confirmou a chegada do SUV elétrico Ioniq 9, um modelo de sete lugares com autonomia de até 620 quilômetros. O veículo oferece carregamento rápido e pode servir como fonte de energia para outros dispositivos.
A Toyota anunciou o Yaris Cross, o primeiro SUV compacto com opções híbridas flex do país, com lançamento previsto para fevereiro de 2026. Serão quatro versões disponíveis, com preços variando entre R$ 161.390 e R$ 189.990. A Toyota também apresentou o Yaris GR, hatch esportivo com chegada prevista para abril de 2026.
Além dos lançamentos, o Salão do Automóvel 2025 oferece a Drive Experience, uma pista de testes de 14 mil m² com modelos de diversas marcas, permitindo que os visitantes experimentem veículos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4. O evento estará aberto ao público em horários específicos, com ingressos disponíveis para compra.