O Salão do Automóvel 2025, realizado no Anhembi, em São Paulo, apresentou uma nova configuração, com ausências notáveis de marcas como Volkswagen e Chevrolet, e a presença massiva de fabricantes chinesas ao lado de tradicionais como Fiat e Jeep.
Entre os destaques, o Jeep Avenger se posiciona como o SUV mais acessível da marca, produzido em Porto Real (RJ), e mirando a concorrência com os SUVs compactos emergentes. Apesar do acabamento interno mais simples, o Avenger oferece um porta-malas de 380 litros e incorpora o ChatGPT na central multimídia. Equipado com motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT, ele busca se diferenciar pela tecnologia.
A Kia apresentou oito lançamentos, com a picape Tasman atraindo os olhares. Com design robusto e motor 2.2 turbodiesel de 210 cv, a Tasman promete competir com modelos já estabelecidos no mercado, oferecendo tração 4×4, capacidade de carga de 1.007 kg e reboque de 3.500 kg. A picape ainda está em processo de homologação para o mercado brasileiro.
A Denza B5, um SUV híbrido aventureiro da divisão de luxo da BYD, já está disponível para compra. Com um interior que remete a correntes e três telas dedicadas a painel, central multimídia e passageiro, o veículo possui um motor 1.5 turbo a combustão combinado a dois motores elétricos, resultando em uma potência combinada de 677 cv.
A Renault, em parceria com a Geely, apresentou o Koleos Full Hybrid, um SUV de grandes proporções que visa competir com modelos como a Toyota SW4. O veículo conta com um motor 1.5 turbo de três cilindros, além de dois motores elétricos, entregando uma potência combinada de 245 cv.
A Caoa Changan marcou seu retorno ao Brasil com o SUV cupê Avatr 11. Com um conjunto elétrico de 308 cv de potência e autonomia de até 730 km, o modelo oferece luxos como múltiplas telas, geladeiras e teto solar. A marca também apresentou o Caoa Changan EO7, um SUV que se transforma em picape, equipado com dois motores elétricos de 598 cv e autonomia superior a 600 km.
A GWM apresentou o Tank 700, um SUV com apelo off-road e design agressivo. Com um motor V6 biturbo a combustão e dois motores elétricos, o Tank 700 oferece uma potência combinada de 524 cv e tração 4×4. A marca também exibiu a moto Souo 2000S, uma touring com motor boxer V8 de 2.000 cilindradas e 154 cv de potência, buscando competir com modelos consagrados no mercado.
A Honda trouxe de volta o esportivo Prelude, com linhas fluidas e um sistema híbrido de 203 cv. Já a Toyota destacou o GR Yaris, um hatch esportivo com motor 1.6 turbo de 300 cv, com lançamento previsto para 2026. Ambos os modelos prometem agitar o segmento de esportivos.