A Chevrolet dá início à montagem nacional do seu novo carro elétrico de entrada, o Spark EUV, a partir desta quarta-feira (3), em Horizonte, no Ceará. A solenidade de inauguração da linha de montagem contará com a presença do Presidente da República e do Vice-Presidente.
O modelo, com preço inicial de R$ 159.990, passa a ser montado na antiga fábrica da Troller. É importante ressaltar que o termo correto é “montado”, visto que o Spark EUV é um veículo originalmente projetado e produzido na China, onde é comercializado sob outra marca.
O Spark EUV nacionalizado chega ao Brasil em kits parcialmente prontos, seguindo um modelo de montagem similar ao adotado por outras fabricantes chinesas no país. A Comexport, empresa que arrendou a antiga fábrica da Troller, será a responsável pela montagem dos veículos.
Segundo o vice-presidente da General Motors do Brasil, a montagem em território nacional garante o padrão de qualidade da Chevrolet e facilita o acesso a peças de reposição, diminuindo o tempo de espera, um problema comum em lançamentos.
Embora não tenha revelado o percentual de componentes produzidos no Brasil, o executivo garantiu que esse número deverá aumentar ao longo do tempo, com a homologação de novos fornecedores. A capacidade de produção da Comexport é de até 7 mil veículos montados por ano, podendo ser ampliada conforme a demanda.
Apesar da aparência que remete a SUVs maiores, o Spark EUV se assemelha mais a um hatch no porte, com dimensões de 4,01 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,72 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Apesar de ser mais largo que alguns modelos de cinco lugares, o Spark EUV foi homologado para transportar apenas quatro ocupantes.
O veículo se destaca pela central multimídia de 10,1 polegadas e pelo acabamento com materiais de qualidade, incomuns em carros dessa faixa de preço.
Equipado com um motor totalmente elétrico de 101 cv de potência, o Spark EUV possui uma bateria de 42 kWh que oferece autonomia de até 258 km com uma carga completa. Para carregar de 30% a 80% em carregadores de 50 kW, o veículo precisa de 35 minutos.