A Denza, divisão de luxo da gigante chinesa BYD, está prestes a agitar o mercado automotivo brasileiro com a introdução de três novos modelos. Os planos foram revelados por executivos da marca durante um evento exclusivo para a imprensa.
O primeiro veículo a desembarcar, previsto para novembro de 2025, será o Denza B5, um SUV robusto com capacidades off-road. Este modelo se posiciona como concorrente direto de veículos como GWM Tank 300, Jeep Wrangler Rubicon e Land Rover Defender.
O design interno do B5 apresenta elementos que remetem a correntes, visíveis principalmente nas saídas de ar-condicionado. O painel é composto por três telas: uma de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos, outra de 15,6 polegadas para o sistema multimídia e uma terceira, também de 12,3 polegadas, dedicada ao passageiro dianteiro. As dimensões do B5 incluem 4,89 metros de comprimento, 1,97 metro de largura, 1,92 metro de altura e 2,80 metros de entre-eixos.
Equipado com um sistema híbrido plug-in, o Denza B5 oferece uma autonomia de até 1.200 km no ciclo chinês, impulsionado por uma bateria de 31,8 kWh. A potência combinada do motor 1.5 turbo e dos dois motores elétricos (um em cada eixo) atinge 677 cv, com torque de 76,6 kgfm. Essa configuração permite que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. O veículo também possui suspensão inteligente, ajustável por até 14 cm, adaptando-se ao terreno por meio de 20 sensores.
Em seguida, no primeiro semestre de 2026, a Denza trará ao Brasil o Z9 GT, uma perua esportiva com impressionantes 965 cv de potência e 97 kgfm de torque. O modelo chinês possui 5,23 metros de comprimento, 1,99 metro de largura, 1,50 metro de altura e 3,13 metros de distância entre-eixos. A frente apresenta faróis afilados, enquanto a traseira exibe lanternas que se estendem por toda a largura do veículo. Segundo a montadora, o Z9 GT atinge 100 km/h em 3,4 segundos, com autonomia de 630 km no padrão chinês, graças a uma bateria de 100,1 kWh.
O terceiro modelo confirmado é a Denza D9, uma van de luxo que já foi exibida no festival interlagos de 2024. A Denza D9 pode ter motorização híbrida tradicional, plug-in e 100% elétrica, mas a BYD ainda não especificou as versões que serão comercializadas no Brasil.
Os preços dos modelos ainda não foram divulgados. A Denza surgiu há 15 anos como uma parceria com a Mercedes-Benz. De acordo com Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD e diretor comercial e marketing da BYD Auto, a Denza combina sofisticação, elegância e tecnologia. O executivo também afirmou que a BYD tem planos de produzir a Denza no Brasil, dependendo da aceitação do público.