Escola rural completa 18 anos e lança publicação sobre sua proposta de educação integral (no site do Instituto Paulo Freire)

Escola rural completa 18 anos e lança publicação sobre sua proposta de educação integral (no site do Instituto Paulo Freire)

Postagem do Instituto Paulo Freire disponível em aqui.

Livro apresenta o resultado de estudo com uma amostra de egressos da Escola Estadual Rural Taylor-Egídi, localizada em Jaguaquara, na Bahia.

 

faixada da escola

 

A Escola Estadual Rural Taylor-Egídio (ERTE) foi implantada em março de 2001, no município de Jaguaquara, localizado no sudoeste da Bahia, na micro região de Jequié, distante 320 km da capital do Estado, Salvador.

 

Segundo Sonilda Sampaio Santos Pereira, primeira diretora e atualmente aposentada-voluntária da ERTE, “a escola é pioneira, em sua região, por suas singularidades: residencial, pedagogia de alternância, educação integral e proposta genuinamente freireana”.

 

Sonilda conta que uma de suas orientandas, aluna da primeira turma de pós-graduação lato sensu em Educação no/do Campo – curso que nasceu sob a inspiração da ERTE – da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) pesquisou, a partir do estudo com uma amostra de egressos da ERTE, como a educação integral, proposta e desenvolvida pela escola, em seus primeiros dezessete anos, foi apreendida pelos estudantes.

 

O resultado dessa pesquisa é o livro intitulado “A Escola Rural Taylor-Egídio (ERTE) e a proposta de educação integral: a prova dos nove”, de Sonilda Sampaio Santos Pereira e Vilmaci dos Santos Dias.

 

 

Escola livro capaClique aqui e baixe o pdf do livro.

Sobre o Autor

Equipe ERTE administrator

Deixe uma resposta